Um pouco de Gastronomia Oriental

6 09 2007

 Irashaimasse (Bem-vindo)

Doo dessu ka? (Como vai?)

Algo que aprecio muito é a Gastronomia. Uma verdadeira arte em se alimentar bem.

Hoje citarei um pouco sobre a Gastronomia Oriental, mais especificamente Japonesa.

A Culinária Tradicional Japonesa é dominada pelo arroz branco (hakumai, 白米), e poucas refeições seriam completas sem ele. Qualquer outro prato servido durante uma refeição – peixe, carne, legumes, conservas – é considerado como um acompanhamento, conhecido como okazu. É utilizado um tipo de talher diferente, denomidado hashi. Originário da China, consiste em dois pequenos bastões de madeira ou metal.

Apetitoso não?

Vamos explicar o que é cada coisa!

 Um pequeno dicionário dos pratos japoneses mais conhecidos!

Teishoku:

Refeição tradicional da culinária japonesa. É uma combinação sequencial de pratos, podendo ter como prato principal peixe grelhado, camarão, carnes diversas, sashimi ou sushi. 

Temaki:Enrolado de arroz japonês e alga, em forma de cone com recheios variados. Pode-se comê-lo mais à vontade com a mão.

Tempurá: Camarão e/ou legumes empanados em levíssima massa e fritos para ficarem crocantes

Teppan:

Filet de carne, frango, peixe ou camarão grelhado em chapa de ferro, acompanhado de legumes igualmente preparados, servidos na própria chapa, fumegantes.

 

Sashimi (o meu preferido!):

Fatias finas de peixes ou de frutos do mar crus. Segundo os critérios rigorosos da cozinha japonesa, é preciso muito treino e conhecimento para o preparo dessa iguaria. Os peixes mais consumidos são o salmão, o atum e o peixe branco. Também já comi um muito diferente, de tainha. Fica delicioso. A carne da tainha é muito leve. Vale experimentar!

Sushi:

Usando arroz japonês temperado como base, os diversos recheios vão de peixes a legumes ou frutas, para serem degustados um a um.

Wasabi:

Wasabi (山葵) é um tempero em pasta utilizado na culinária japonesa, feito da planta Wasabia japonica sendo cultivado nos frescos planaltos de Amagi, na península de Izu, Shizuoka,Hotaka e Nagano. A Wasabia japonica pertence à família das Brassicaceae, e é conhecida também como rabanete japonês ou wasábia.

Confesso que escrever esse post me abriu o apetite! Deu até vontade de ir a um restaurante japonês jantar, mas me conterei visto que já comi alguns sushis e sashimis na hora do almoço. rsrsrs

Itadakimasu! (Bom apetite!) 

Sayonara, bai bai (Até logo)

About these ads

Ações

Informação

4 respostas

13 09 2007
Thiago Lindo

Gostei do seu site, mais acho que voce deve por mais fotinhos!

um grande abraço

8 08 2008
Elica

Ola, parabens por este post, muito bem feito. Confesso que usarei tanto as imagens quanto os dizeres… o meu filho de 9 anos tem um trabalho sobre a imigracao japonesa e agradece. Darei os direitos autorais para voce nao se preocupe… grata

7 09 2009
Mari

oi, parabéns pelo site está lindo e muito apetitoso. Gostaria de sair de casa voando comer algumas dessas iguarias, mas o horário não permite (que pena….). Será que você poderia publicar mais fotos? Um grande abraço

2 01 2011
Os números de 2010 « Ludicidade, vida e emoções

[...] Um pouco de Gastronomia Oriental setembro, 2007 3 comentários 3 [...]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: