Itajubá – MG

16 09 2007

Cidade pela qual eu tenho um carinho muito especial. Localiza-se no sul das Minas Gerais, em meio a Serra da Mantiqueira.

 

Fundada em 19 de março de 1819, hoje possui uma população de aproximadamente 90 mil habitantes.

O nome da cidade tem duas versões mas a mais aceita é que deriva da palavra indígena “itajibá” que significa RIO DAS PEDRAS QUE DO ALTO CAI. Tal versão é muito bem aceita pois encontramos diversas cachoeiras no município.

Localizado às margens do rio Sapucaí, na Serra da Mantiqueira. Faz divisa com os municípios de São José do Alegre, Maria da Fé, Wenceslau Brás, Piranguçu, Piranguinho e Delfim Moreira. Pertencente à bacia hidrográfica do rio Sapucaí, cuja nascente fica na cidade de Campos do Jordão. Encontra-se na latitude Sul – 22° 30’ 30” e longitude Oeste – 45°27’20”.

TURISMO

Ecoturismo

Uma das principais vertentes do turismo Itajubense é o ecoturismo. Dentre as principais atrações turísticas encontramos a reserva biológica da Serra dos Toledos (Não é aberta a visitação, mas possuí belas atrações naturais no seu entorno), o horto florestal Anhumas; a fazenda Figueira, a Pedra Aguda, o sítio arqueológico das Anhumas e o Parque de Alternativas Energéticas para o Desenvolvimento Auto Sustentável PAEDA, localizado na PCH Luiz Dias.

Cachoeiras

Na cidade encontram-se diversas cachoeiras de beleza incontestável. Entre as mais belas estão: cachoeira do Ano Bom; cachoeira da Serra dos Toledos; cachoeira da Estância; cachoeira da Pedra Vermelha ; cachoeira Grande do bairro Lourenço Velho e cachoeira da Peroba;

Folclore

Há na cidade a velha tradição do folclore do Saci. O culto ao personagem, eternizado pelo escritor Monteiro Lobato, mantido principalmente pelos habitantes da zona rural.

Visitação

Há na cidade muitos casarões históricos, entre eles: A Casa Rosada, antiga residência do presidente da república, Venceslau Brás; o edifício da Fundação Teodomiro Santiago; a antiga estação ferroviária. Também há a igreja Matriz de Nossa Senhora da Soledade, padroeira local e de arquitetura neoromântica; igreja de Nossa Senhora da Piedade, e santuário de Nossa Senhora da Agonia, além de diversas outras igrejas.

Ações

Information

13 responses

16 10 2007
Tony Maciell

Olá, tudo bem?

Primeiramente, parabéns pelo site! Faltam ações que divulguem o turismo na cidade e esse site sem dúvida pode assumir um papel importante na divulgação de Itajubá.

Só gostaria de complementar, existe na divisa de Itajubá com Delfim Moreira um local que vale a pena ser visitado. É a Cachoeira Ninho da Águia, que possui belíssimas quedas, ilhas naturais interligadas por passarelas, uma vegetação nativa, além de uma das melhores infra-estruturas em cachoeiras na região!

O local é freqüentado em sua maioria (80%) por pessoas de outras cidades, demostrando o potencial turístico.

18 01 2008
Daiany

Oie!!!

Sempre que possível eu estou na cidade de Itajubá, mas ainda não conheço muitos lugares e pesquisando na net descobri que lá se tem muito mais do que oque eu podia imaginar. Se possível gostaria de saber se você tem a localização de alguns lugares, e se tiver, por favor, me mande!!!

Cachoeira da Serra dos Toledos – Dique e Corredor

Cachoeira da Estância

Cachoeira da Pedra Vermelha – Berta

Cachoeira Grande no bairro Lourenço Velho

Cachoeira da Peroba- trilha do Peri- pedra aguda

Obrigada!!!!!!!!!!

4 06 2010
brenda chauane

oie!!!!!!
olha tenho apenas a localizaçao da cachoeira da estancia !!!!!
fica no proprio bairro da estancia !para chegar la voce pega a rodovia sentido a cidade de delfim moreira !logo depois de passar a fabrica “cabelauto” ha mais ou menos 300m tem uma entrada ha direita de tarra !pega essa rua e anda 2 km e meio ! o acesso de carro é muito bom !vale a pena visitar !!!!!!!

21 02 2008
maria hortencia

sou nascida em itajuba e minha mãe cantava uma musica que gostaria de saber se alguem sabe para me passar ,pois minha mãe não sabe a letra toda.O começo e assim:quando eu vim do sertão so pra vê oque é capitá federá vi coisa do arco da véia que me fez embasbacar…

muito obrigada desde já

4 03 2008
michel

amo itajubá!!!! nasci aqui e fico muito feliz em ver ela sendo divulgada!!!!!
apesar de meus 21 anos de vida aqui em ita num conheço quase nada ainda!!!!!!

22 06 2008
Orlando

Oi Carol ! muito legal o seu Blog !

Parabens !

bjmmm,

Orled

10 09 2008
Agostinho

Eh aí Carol? Tudo em paz? Fiquei feliz quando li teu “blog”. Admiro muito voce e tua familia.Abraços

23 12 2008
JOSE CARLOS DE CARVALHO

PEDRO PENEDITO DE FARIA, nasceu em Itajubá – Minas Gerais, erá meu avô. Sou filho de Olga Faria nascida na Cidade em data de 13/11/1929, veio para o Rio de Janeiro muito nova, com seus pais e irmãos, deixou três filhos e suicidou-se em data de 24/02/1950. Dentro do possível, aguardo notícias.

José Carlos de Carvalho

2 03 2009
julia

Está faltando nesse texto quantos habitantes tem em itajubá néh!!!!!
mas eu adoreei!

18 04 2009
marilda

gostaria de saber como adquirir imagem e estampa de Nossa Senhora da Agonia.Aqui em minha região Ela não é conhecida.Meus sinceros agradecimentos

6 10 2010
MARIA AUXILIADORA LOPES

OI…MOREI EM ITAJUBA,BAIRRO PONTE SANTO ANTONIO, QUANDO ERA PEQUENA.MORAVA NO SITIO DO MEU AVÓ,JORGE GIL DE SOUZA , FAMILIA MUITO CONHECIDA NESSA CIDADE …TENHO MUITA SAUDADE, MEU PAI E MINHA MÃE NASCERAM E FORAM CRIADOS EM ITAJUBA.DEPOIS QUE CASARAM FORAM EMBORA PARA CIDADE DE CRUZEIRO,MAS DEPOIS NOS VOUTAMOS PARA MORARMOS EM ITAJUBA…TENHO MUITAS FOTOS NO MEU ORKUT DESSA LINDA CIDADE E DO BAIRRO ONDE MOREI…HOJE MORO EM PORTO REAL ESTADO DO RJ…QUANDO POSSO SEMPRE VOU EM ITAJUBA …BEIJOS PARA TODOS

2 01 2011
Os números de 2010 « Ludicidade, vida e emoções

[…] Itajubá – MG setembro, 2007 11 comentários 4 […]

5 03 2011
Herchio Giaretta

Somente uma pessoa especial poderia me apresentar uma cidade tão especial como Itajubá. Dizem que saudades é a certeza de um passado feliz. Em meados de 2000 conheci está maravilhosa cidade que ficou para sempre gravada em meu coração. Itajubá é bom demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

